sexta-feira, 25 de maio de 2018

Sobre os combustíveis e impostos no Brasil

Essa semana foi marcada pelos protestos dos camioneiros contra o valor dos impostos dos combustíveis, mas estamos muito atrasados nessa pauta, enquanto estamos pagando entre 3,67 e até 4,60 (os valores variam de Estado para Estado) no Paraguai o valor da gasolina está em torno de 2,65, e nos EUA também, mesmo em alta o valor atual continua muito abaixo do praticado no Brasil, está a $0,72 ($2,905/3,8L), algo em torno de R$ 2,60 o litro com o dólar atual (+-3,65).

Fontes: https://www.reuters.com/article/us-usa-gasoline-summer/us-gasoline-prices-rise-near-3-gallon-ahead-of-driving-season-idUSKCN1IQ0FQ
https://www.mass.gov/service-details/massachusetts-retail-gasoline-diesel-fuel-prices
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/com-gasolina-a-r-265-brasileiros-vao-ate-o-paraguai-para-abastecer-em-forma-de-protesto.ghtml

Isso reforça que nossa indignação deveria ser muito maior e não deveria ser só dos camioneiros. Não existe justificativa para tal discrepância de valores, e a principal causa são, além do monopólio estatal, os impostos. A muito tempo no Brasil existe uma aversão a privatização da Petrobrás com a justificativa de ser um setor "estratégico", mas a realidade nos mostra que a tal "estratégia" é sugar o máximo possível de dinheiro do bolso dos brasileiros, tanto por impostos quanto pelos roubos praticados por décadas nesse país. E o mais ridículo no argumento sobre ser um setor estratégico é que existem países que não possuem uma petrolífera estatal para cuidar desse "setor estratégico", o que, mais uma vez joga janela abaixo esse argumento.

E não são só os impostos sobre os combustíveis que são absurdos, diversos produtos chegam a ridículos 50% ou mais de impostos. Lembrando que Tiradentes se indignou com o quinto (20%)! Não existe justificava plausível para tal carga tributária.

A justificava real para tal carga tributária é a incompetência dos políticos, alguns se gabam de ser economistas, outros por ter formação em Havard, mas os infelizes por sinal não aprenderam NADA! Acham que a solução é imprimir dinheiro (como fez a Venezuela onde atualmente o dinheiro não vale NADA) e esses mesmos políticos tiram sarro de nossa cara o tempo inteiro. Alguns dizem até que pagamos poucos impostos. Com todo esse cenário, antes dos movimentos e protestos que conseguiram até mesmo o impeachment tinhamos tanta vergonha de nossa nação que eramos brasileiros somente em época de copa do mundo.

Mas isso tudo não irá mudar se não mostrarmos nossa indignação, como os camioneiros estão fazendo. Se Estados estão no vermelho ou próximo disso é simplesmente pela gestão incompetente dos políticos. Não devemos ter medo de pedir a baixa dos impostos, que enxuguem a máquina pública, ao contrário do que coronéis com formação em "Havard" dizem, tem muitas áreas para os governos estaduais economizarem e fecharem as torneiras da corrupção e do desperdício.

O nome para o que acontece no Brasil só pode ter um nome: incompetência ou CORRUPÇÃO generalizadas. Temos que colocar um fim nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário