quarta-feira, 19 de julho de 2017

A direita se importa mais com os pobres, com a educação e com a saúde do que a esquerda

Uma boa parte de nós deve ter crescido ouvindo em diversos lugares que a direita não se importa com os pobres, que não quer que eles tenham educação, saúde e etc. Mas a realidade é um tanto distante disso. O fato real é que a direita liberal (e provavelmente a conservadora também) não deseja mais a educação e saúde estatal simplesmente por que não funcionam da forma que deveriam na maioria dos países. Claro, existem as exceções, mas o Brasil não é uma delas.

Sem novidades, o Brasil e sua educação estatal amada pelos esquerdistas continua entre os piores do mundo:

A ideia que existe na direita é a de deixar essas tarefas nas mãos da iniciativa privada e dar a opção para as pessoas escolherem onde querem ir e que quem tem condições que pague pelo serviço, pois a oneração do estado sempre é paga pelos contribuintes, não existe almoço grátis, quem paga a conta sempre é a própria população. E se você acha algum serviço caro é só esperar o governo vir e dizer que será gratis. Sairá muito mais caro, pois não será do bolso dos politicos que sairá o dinheiro, será do nosso! Logo não existe a preocupação nem com a qualidade nem com o custo do serviço. Logo seria muito mais interessante entregar na mão dos economicamente vulneráveis o poder de escolher a quem querem confiar a educação seus filhos.

As quatro formas de gastar dinheiro segundo Milton Friedman



É muito melhor que seja oferecida a assistência para quem REALMENTE precisa e de forma a lhe dar opções dentro do sistema de saúde e educação privado do que manter o estado cuidando da saúde e educação. E a maneira seria através de vouchers ou cartões, como o próprio do SUS para realizar os atendimentos. E a educação da mesma forma. O estado não deveria ser responsável pela saúde e pela educação simplesmente por que se demonstra GASTÃO e INCOMPETENTE para executar essas tarefas.

Ao contrário do que a esquerda prega, além de o serviço publico não ser de qualidade, muito menos gratuito, ainda onera justamente os mais vulneráveis economicamente (pobres).


A educação universitária publica no Brasil inclusive tem um grande problema, que é que ela acaba não servindo a quem realmente precisa e sim para quem tem dinheiro para colocar o filho anos em cursinhos e nas melhores escolas do país. Ou seja, para quem na verdade tem condições inclusive de manter o filho na universidade.

A educação publica básica é precária e para alavancar números de educação a gestão socialista do país fez questão de fazer tudo para aprovar os alunos automaticamente, inclusive em São Paulo atribuem essa responsabilidade aos Governadores por não serem petistas, mas a realidade é que em todo o país existe a aprovação automática. Então o aluno sai de lá e é incapaz de entrar em uma universidade publica, pois só passam os alunos altamente preparados, inclusive através das cotas.

Com o sistema publico do Brasil, que é amado pelos esquerdistas, ao mesmo tempo você além de não ajudar os pobres de verdade com esse sistema de ensino e saúde você ainda onera o país com uns dos mais altos impostos do mundo, tem brechas para corrupção, não entrega um bom serviço e ainda não ajuda os pobres.

Logo é irreal você dizer que a proposta da direita de através de vouchers e/ou bolsas ajudar os economicamente vulneráveis (pobres) a usar o sistema de saúde e ensino privados significa não se importar com os pobres! É a maior mentira já inventada pela esquerda.

Para a esquerda essas atividades deveriam ser executadas inteiramente pelo Estado. Mas é irreal desejar isso. Um burocrata não sabe como fazer bem todas as atividades da sociedade, não faz sentido algum economicamente, moralmente, nem em qualquer sentido desejar que todas as atividades sejam desempenhadas pelo estado, até por que a história comprova que o Estado é incompetente, corrupto, esbanjador, ineficaz e todos os adjetivos que você puder inserir. Pois o Estado jamais irá se importar com a qualidade do serviço que presta. O estado, questionavelmente, no máximo deve cuidar de nossa segurança e dos nossos direitos e digo que questionavelmente pois nem isso ele consegue fazer direito em nosso país. A justiça é muito lenta e somos um dos países recordistas em homicídios.

O sistema que a esquerda ama representado pela Coréia do Norte, com  tudo no Estado. Com igualdade acima de liberdade você acaba sem igualdade e sem liberdade.
Precisamos entender que para uma nação prospera é necessário muito esforço e trabalho individual. E que devemos presar sempre pela liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário